O Direito do Trabalho é como um escudo que protege seus direitos quando você, trabalhador(a), enfrenta problemas em seu ambiente de trabalho. É ele que te garante a chance de buscar justiça e reparação por meio da Justiça do Trabalho.
Em quais situações o Direito do Trabalho te ampara?
Direitos básicos do trabalhador: salário mínimo ou normativo, horas extras, descanso semanal remunerado, férias, FGTS, 13º salário, vale-transporte, seguro-desemprego, adicional por insalubridade, periculosidade ou por acúmulo de função, ambiente de trabalho seguro e saudável, entre outros.
Rescisão do contrato de trabalho: demissão sem ou por justa causa, demissão por comum acordo, aviso prévio, rescisão indireta, pagamento das verbas rescisórias, homologação em sindicato ou na Justiça do Trabalho.
Assédio moral: comportamentos abusivos no ambiente de trabalho que afetam sua saúde psicológica e emocional.
Assédio sexual: qualquer tipo de conduta sexual indesejada no ambiente de trabalho.
Discriminação no trabalho: tratamento desigual por causa de raça, gênero, religião, orientação sexual, doenças, deficiência, entre outros.
Doenças ocupacionais e acidentes de trabalho: direito ao tratamento médico, auxílio-doença acidentário, pensão por morte, aposentadoria especial e pensão vitalícia.
Direitos específicos para algumas categorias: jornada de trabalho diferenciada, adicional noturno, insalubridade, periculosidade, licença-maternidade, licença-paternidade, auxílio-creche, entre outros.
Sou uma profissional especializada na área trabalhista, com vasto conhecimento na área portuária e suas particularidade, e darei orientação jurídica adequada a fim de ingressar com qualquer ação trabalhista.